Tocando Agora: ...

Guarujá realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta sexta-feira (27)

Publicada em: 07/07/2025 12:13 - Cidades

 Evento que celebra os 20 anos do SUAS, acontece no Teatro Municipal Procópio Ferreira, às 9 horas; rumo das políticas públicas voltadas à assistência social serão debatidos

 

Guarujá promove a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, nesta sexta-feira (27), às 9 horas. O evento é aberto ao público e acontece no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba), com a presença de usuários da Assistência Social do Município, trabalhadores do setor, entidades da sociedade civil e representantes do poder público.

 

A Conferência marca as duas décadas de existência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), cujo tema é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. A abordagem propõe revisitar a trajetória do SUAS, reafirmar os princípios e planejar os próximos dez anos da política de assistência social, tanto em nível local quanto nacional.

 

A programação inclui palestras, debates e plenária final, com definição das propostas prioritárias para o Município. Estas contribuições, construídas a partir das pré-conferências realizadas nos territórios, serão sistematizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e encaminhadas às esferas estadual e federal. Ao final do evento, haverá eleição dos delegados que representarão Guarujá na etapa estadual.

 

A Conferência é organizada pelo CMAS Guarujá, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). A professora doutora Raquel Cristina Serranoni da Costa será a palestrante principal do encontro, trazendo reflexões sobre os desafios e avanços do SUAS em seus 20 anos de existência.

 

Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, a Conferência é um momento estratégico para reforçar a participação popular e construir soluções reais para a população mais vulnerável. “O SUAS é um dos pilares de proteção da nossa sociedade, e ouvir os usuários e trabalhadores da assistência social é essencial para avançarmos nas garantias de direitos. Queremos que as propostas daqui se tornem políticas públicas concretas, integradas ao nosso planejamento e que transformem vidas,” destaca.

 

Segundo a presidente do CMAS Guarujá, a realização do evento reafirma o compromisso do Município com o controle social e a democracia participativa.“Esta é uma oportunidade ímpar para que todos os segmentos da sociedade contribuam com ideias e propostas. O SUAS é uma construção coletiva e se fortalece com a escuta e o protagonismo dos que fazem parte dele,” afirma.

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...