Reunião intersetorial define novas ações para o “Cinco Básicos”

O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais das evidências científicas sobre o desenvolvimento na primeira infância
As estratégias sobre o movimento “Cinco Básicos”, foram tema de reunião realizada pela Prefeitura de Guarujá. O encontro contou com a presença do prefeito e do vice-prefeito, que reforçaram a importância de ampliar essa iniciativa, promovendo sua aplicação no cotidiano das famílias. A iniciativa foi capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) no último dia 30.
Atendendo à solicitação da gestão municipal, o foco do trabalho será disseminar o Cinco Básicos para o maior número possível de famílias, por meio de diversas ações intersetoriais, incentivando a participação da comunidade. Além disso, será realizada uma capacitação intersetorial para servidores das secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Segurança Climática e Direitos Humanos, fortalecendo a atuação conjunta.
“Com o Cinco Básicos, nosso objetivo é levar esse conceito para dentro das comunidades, com ações concretas que envolvam as famílias e a sociedade. Assim, garantimos que todas as crianças tenham acesso aos estímulos essenciais para um crescimento saudável e com mais oportunidades”, declarou o prefeito.
Durante o encontro, foi proposta a criação de um comitê intersetorial, que será composto por técnicos e profissionais de diversas áreas, com o papel de criar, estruturar e alinhar o Plano Municipal pela Primeira Infância.
“Com essa iniciativa, a Prefeitura de Guarujá reafirma seu compromisso com a primeira infância, garantindo que todas as crianças tenham acesso aos estímulos essenciais para um desenvolvimento pleno e saudável”, afirmou o vice-prefeito e titular da Sedeas.
Além do prefeito e do vice-prefeito, a reunião contou com a participação dos secretários de Meio Ambiente e Segurança Climática, Saúde, e adjuntos de Saúde, Educação, além da titular e adjunta de Direitos Humanos e Cidadania.
Sobre o Cinco Básicos
O movimento Cinco Básicos Guarujá é fruto de uma parceria inédita no Brasil entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics. O Termo de Cooperação visa promover práticas do cuidado infantil baseadas em evidências científicas, apoiando o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças desde o nascimento até os seis anos de idade.
O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais das evidências científicas sobre o desenvolvimento na primeira infância: dar muito amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar por meio do movimento e da brincadeira; e ler e discutir histórias.